Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 50  - Bairro Rubem Berta

Porto Alegre - RS - CEP 91250-472 
Telefone: (51) 3366 1487 | E-mail Santuário: santuariofatimars@arquipoa.com

Como chegar

© 2017 - Site desenvolvido pela Equipe Santuário de Comunicação

Santuário de Fátima - Devoção fervorosa

 

     O dia 13 de maio de 2017 ficará na história da cidade de Porto Alegre e região metropolitana. No centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, foi inaugurado o novo Santuário dedicado a Ela, na periferia da capital do Rio Grande do Sul. Um Santuário único, belíssimo, totalmente revestido em pedra, com forro, portas e bancos de madeira; vitrais que contam a história da Salvação, a Padroeira do Santuário, o padroeiro da Rede de Escolas São Francisco e o Padroeiro dos Professores; Rosáceas que representam símbolos litúrgicos; um Cristo esculpido em madeira, fixado em uma cruz de madeira com resplendor; a Via-Sacra esculpida em madeira; lustres e luminárias que valorizaram cada espaço dessa obra. Inúmeros detalhes que foram esculpidos por artistas, proporcionando um espaço de recolhimento, de oração, de encontro com Deus e Nossa Mãe Maria.  
     Desde cedo as pessoas chegavam com o intuito de conseguir um lugar dentro da igreja para participar da celebração. Com a presença de milhares de pessoas o espaço ficou pequeno e as pessoas se espalharam pelo pátio, no subsolo, nas escadarias, nos corredores laterais e participaram da celebração através dos telões que foram colocados na área externa. Um pouco antes das 10h, a Imagem Peregrina de Fátima vinda de Portugal, saiu do salão de eventos, onde foram celebradas as celebrações da Trezena, em direção ao novo Santuário.  Bandeiras, imagens, terços e celulares eram segurados por peregrinos de olhos marejados, que se protegiam da garoa e buscavam, de alguma forma, tocar Nossa Senhora de Fátima. 
     A cerimônia iniciou com a procissão de entrada dos diáconos, sacerdotes e bispos. Diante do altar usado na passagem de João Paulo II por Porto Alegre, há 40 anos, Dom Jaime presidiu a missa de inauguração, concelebrada pelos bispos eméritos Dom Dadeus Grings e Dom Clemente Weber, pelos bispos auxiliares Dom Adilson Busin e Dom Leomar Brustolin, e dezenas de presbíteros. 
     Pe. José Luiz Schaedler, reitor do Santuário fez a acolhida ao Arcebispo, Bispos, Padres, religiosos, religiosas, benfeitores, Peregrinos, Equipes de voluntários que se dedicaram nesse último mês para a realização desse evento. Agradeceu a colaboração dos milhares de peregrinos que participaram dessa construção em especial ao Danilo Kuhn que tornou possível essa obra, ao vender o terreno onde o mesmo foi construído. Pe. José Luiz deixou uma breve mensagem aos peregrinos, ressaltando que “Fátima é uma graça extraordinária para todos nós.  Uma graça que temos para partilhar com todos os peregrinos que hoje aqui vieram. Fátima é um desafio permanente à conversão, um caminho de encontro com Cristo, numa caminhada em Igreja. A dimensão mariana da fé distingue-nos, e, enriquece como proposta e caminho, a unidade em torno da mensagem evangélica central. Deste Santuário queremos fazer um local de peregrinação onde crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos poderão sentir um grande acolhimento do manto protetor e terno de Nossa Senhora. Neste Santuário de Fátima, nunca – mas nunca estaremos sozinhos! Aqui pertenceremos a uma grande comunidade, a comunidade Cristã, a comunidade de devotos de Maria, que na sua humanidade nos aproxima! Aqui sentiremos que somos todos verdadeiramente irmãos!”  Dom Jaime fez um agradecimento ao Pe. José Luiz pela sua dedicação nessa obra extraordinária. 
     Nos braços dos coordenadores das equipes de trabalho foi introduzida a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima para dentro da nova casa a ela dedicada. Um momento emocionante, onde Maria foi aclamada através do Hino e de fogos, formando um coro vibrante e alegre de recepção. Tudo resplandecia beleza e presença, mas sua entrada solene finalmente coroava o verdadeiro motivo de tudo o que estava acontecendo nesse sábado de maio, cem anos depois dos acontecimentos de Fátima: sua imagem santa trouxe a certeza de sua presença maternal nessa casa que é sua e de seu povo.
     Em seguida, o Arcebispo Dom Jaime, o Arcebispo emérito Dom Dadeus e o bispo emérito Dom Clemente realizaram a bênção das paredes e abençoaram o povo. No mesmo momento, os bispos Auxiliares Dom Leomar e Dom Adilson abençoaram a capelinha das aparições e a capela dos santos, enquanto o povo todo cantava lembrando as águas do batismo. 
     No momento do ofertório foi trazida ao altar a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, dando-lhe um destaque especial ao lado da imagem de Nossa Senhora de Fátima. A imagem negra, precedida por pessoas negras em vestes coloridas da África sintonizava o mesmo sentimento que provoca a imagem branca de Fátima interlocutora de crianças pastorinhas. Ainda no momento do ofertório foi realizada a vestição do altar, seguida da procissão do ofertório, que foi realizada pelos construtores do Santuário. 
     Na Ação de Graças foi realizado um agradecimento do Sr. Leoncio Susin, representado os leigos da comunidade. O seu agradecimento foi direcionado às milhares de pessoas, empresas e Instituições que tornaram esse sonho uma realidade. Pelo empenho e participação de todos. Nosso muito obrigado! 
     Antes da bênção final, foi a vez do nosso Diretor Geral da Rede São Francisco e o Reitor do Santuário, Pe. José Luiz Schaedler receber uma homenagem. Sem dúvida nenhuma ele foi o maior idealizador desse projeto e o que o fez acontecer, através da sua liderança e carisma. O professor Vitor, representando a todos, fez o uso da palavra e as crianças trouxeram ao padre um ramalhete de flores e uma placa que diz: “Nossa profunda gratidão pelo carinho e desprendimento com que dirigiu cada detalhe da construção desse belíssimo Santuário Nossa Senhora de Fátima. Agradecemos por congregar a nobre tarefa de educar gerações na fé, exercício que plenifica a missão do ministério sacerdotal. Que Nossa Senhora de Fátima, Peregrina e Mãe do povo deste Santuário, continue intercedendo a Deus muitas bênçãos, iluminando e fortalecendo seu coração de plena alegria e paz. Um agradecimento especial de todas as mãos que se uniram as suas para tornar esse sonho realidade: construtores do Santuário, coordenadores e voluntários da inauguração; Diretores, Administrativos, Professores, Funcionários, Alunos e Funcionários das Escolas da Rede São Francisco; Mantenedora SBESC, Peregrinos Colaboradores e Arquidiocese de Porto Alegre.”   
     Até o final da solene celebração, entre cantos e orações, o povo em torno do santuário continuava chegando apesar da leve chuva e do frio. 
     Após a missa as pessoas puderam chegar perto da imagem e visitar o interior do Santuário, fazer seus momentos de oração silenciosa e pedir as bênçãos dos sacerdotes e diáconos. Um espaço sagrado pelo qual ele foi erguido e passa a existir: uma casa de oração, de encontro com Deus e com sua mãe na fé, na palavra, na meditação, no canto de louvor. 
     O complexo Religioso foi estruturado para acolher os milhares de devotos da Mãe Maria de Fátima, com espaços para lanches, aquisição de lembranças, velas e flores. Muitos peregrinos permaneceram no Salão de Eventos para assistir ao show do nativista Dante Ramon Ledesma, que deixou mensagens de fé e sabedoria.  
     A tarde, a partir das 14h, foram celebradas missas de hora em hora, presididas pelo Bispo Auxiliar Dom Adilson e Pe. Alexandre Griebler, pelo Reitor Pe. José Luiz Schaedler, pelo Pe. Diego Jobim Garcia e pelo Frei Luiz Sebastião Turra. Em todas as celebrações o Santuário esteve lotado. Foi um dia memorável, maravilhoso;  a marca perene de um espaço sagrado, uma casa que lembra a presença da Mãe de Deus junto aos seus filhos e filhas.  
     Para todos os que ainda não puderam visitar o Novo Santuário, fica o convite. Teremos missas diárias às 16h e nos domingos às 10h e 16h. O horário de atendimento da secretaria é das 8h às 12h e a tarde das 14h às 18h, de segunda a segunda.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Missa em Homenagem as Mães

May 12, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo